Na tarde da última segunda-feira (10), a vereadora Luiza (PT), a deputada estadual Gleice Jane (PT) e representantes do movimento de mulheres estiveram na Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul para discutir as falhas na rede de proteção às mulheres vítimas de violência em Campo Grande. A reunião contou com a presença do defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, e da defensora e coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), Zeliana Sabala.
O encontro acontece em um momento alarmante para o estado, que já registrou seis casos de feminicídio nos primeiros três meses do ano. A falta de respostas efetivas às denúncias de violência foi escancarada pelo áudio deixado pela jornalista Vanessa Ricarte, assassinada pelo ex-companheiro, evidenciando as falhas no atendimento às mulheres que buscam proteção.
Durante a reunião, a vereadora Luiza Ribeiro destacou a necessidade de o governo do estado criar uma Secretaria Estadual da Mulher, garantindo estrutura e políticas públicas eficazes para o enfrentamento da violência de gênero. As representantes dos movimentos presentes também relataram suas experiências e dificuldades ao buscar atendimento na rede de proteção.
O defensor público-geral anotou os relatos e anunciou que, nos próximos 15 dias, nomeará e designará a defensora e a equipe que atuarão na Casa da Mulher Brasileira. O atendimento seguirá um modelo diferenciado dos demais polos da Defensoria Pública, funcionando das 7h às 19h, para ampliar o acesso das vítimas aos serviços de assistência jurídica e proteção.
Também participaram da reunião Ladielly Souza, representante da deputada federal Camila Jara; Cléo Bortolli, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Conselheira Estadual dos Direitos das Mulheres; Seila Feitosa, do movimento Pelo Fim do Feminicídio em Mato Grosso do Sul; Kensy Palácios, da ATMS; Miriam Terena, da associação indígena Kaguateka; Fabiana Machado, advogada; e Bartolina Ramalho, do Grupo TEZ.
A iniciativa reforça a mobilização da bancada de mulheres do PT e dos movimentos por medidas concretas que garantam a segurança e a dignidade das mulheres sul-mato-grossenses.