Maquete da fachada do novo aeroporto de Dourados

Quatro empresas apresentaram propostas para a construção do novo terminal de passageiros e cargas do Aeroporto Municipal Francisco de Matos Pereira, em Dourados, a 251 km de Campo Grande. A obra está orçada em aproximadamente R$ 39 milhões, provenientes de recursos federais e contrapartida do governo de Mato Grosso do Sul.

A licitação foi lançada em 14 de março pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, mesmo dia em que o governador Eduardo Riedel e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciaram o projeto durante visita à cidade.

Segundo a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), as propostas foram abertas na sexta-feira (4). A documentação das empresas será agora analisada, e em seguida será divulgada a lista das habilitadas. Entre elas, será escolhida a proposta de menor valor para dar prosseguimento ao processo licitatório, que culminará na homologação da empresa vencedora.

O novo terminal terá cerca de 3 mil metros quadrados de área construída e incluirá lanchonete, lojas comerciais, seção contra incêndio (SCI) e uma Estação Prestadora de Serviço de Tráfego Aéreo (Epta).

O projeto contempla ainda:

  1. Terminal de Passageiros: 2.655,37 m²
  2. Seção de Combate a Incêndio: 368,11 m²
  3. Estação de Telecomunicação Aeronáutica (sala de rádio): 96,73 m²
  4. Depósito de Resíduos Sólidos: 54,96 m²