
Cartazes, flyers e vídeos com informações sobre atendimento às mulheres vítimas de violência, assédio e/ou importunação sexual já estão em divulgação pelos arredores do Parque Laucídio Coelho na Expogrande 2024. O material faz parte de uma campanha lançada pelo Ministério Público do Estado em parceria com a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul).
A idéia é conseguir transformar o projeto em leis de âmbito municipal e estadual para que todos os bares, restaurantes e locais que realizem eventos estejam dentro dos conformes previstos pela legislação.
“Vamos protocolar o ‘Não é Não’ com a capacitação de bares e restaurantes e produção de eventos, pra que todos saibam o que fazer quando uma mulher vem pedir ajuda. A ação serve para qualquer tipo de violência que a mulher tenha sofrido, seja num bar, na exposição, numa balada ou show”, argumenta.
Todas as pessoas que trabalham naquele segmento devem saber quais órgãos acionar e como auxiliar a vítima. Além do material impresso do MPE e vídeos da Dut’s Produtora, as informações sobre a campanha também serão anunciadas durante a abertura e intervalo dos shows na exposição.
“A mulher decide se ela quer sair dali e registrar um boletim de ocorrência quando já tem o nome do assediador ou agressor ou se ela quer apenas o acolhimento onde possa chamar alguém para ir pra casa. A vítima precisa dessa rede de apoio e temos que entender muito bem isso, porque até chamar a polícia, ela pode mudar de idéia, portanto, precisamos respeitar”, explica.
Vale destacar que a Expogrande 2024 está estruturada com equipes de segurança empresarial, agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana), viaturas da P(MPolícia Militar) e PCMS (Polícia Civil de Mato Grosso do Sul).
O telefone para atendimento às vítimas de violência, assédio ou importunação sexual é o 180. A DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento À Mulher) está localizada na Avenida Brasília, s/n – Jardim Imá. Telefones: (067) 2020-1300 / (067) 2020-1319.
O telefone do NEVID (Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres) do Ministério Público de Mato Grosso do Sul é o (67) 3313-4681.
Acrissul – Expogrande 2024