Em comemoração ao aniversário de Campo Grande, a Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos (Sugepe) dá início a uma série de eventos denominados “Café Estratégico”.
Para o lançamento do projeto, a Prefeitura Municipal traz o Coordenador-Geral de Integração de Infraestrutura da América do Sul, do Ministério das Relações Exteriores, o ministro João Carlos Parkinson de Castro. Na ocasião, o ministro vai falar sobre as oportunidades de desenvolvimento para Campo Grande com a implantação do Corredor Bioceânico, que pretende ligar os oceanos Atlântico e Pacífico, permitindo a conexão viária do Centro-Oeste brasileiro aos portos de Antofagasta e Iquique (Chile), passando pelo Paraguai e Argentina. Parkinson é atualmente o Coordenador Nacional dos Corredores Rodoviário e Ferroviários Bioceânicos.
Depois do evento de lançamento, uma vez por mês, serão debatidos grandes temas de gestão, eficiência e aprimoramento da máquina pública, reunindo secretários municipais em capacitações e alinhamento ao Plano Municipal de Gestão Estratégica por Resultados.
“Vai ser uma metodologia que visa a capacitação. Vamos fazer análise de indicadores para que consiga avaliar e monitorar a execução do Plano e ajudar com ferramentas mais modernas e inovadoras de planejamento estratégico”, explica a subsecretária Catiana Sabadin.
De acordo com o Superintendente de Planejamento e Gestão da Informação, Rodrigo Giansante, essa metodologia será ampliada aos gestores públicos de todas as unidades administrativas. “Essas rodadas de conversa vão subsidiar o planejamento estratégico, permitindo ampliar a interação dos agentes públicos, compartilhando experiências de sucesso e ferramentas de aprimoramento da gestão para melhoria da qualidade de entrega dos serviços públicos à população”.
O primeiro “Café Estratégico” será realizado no dia 29 de agosto, das 8h às 10h, no auditório do Sebrae/MS, que fica na Avenida Mato Grosso, 1661.
Plano Municipal
Criado há um ano, o Plano Municipal de Gestão Estratégica por Resultado elenca os projetos prioritários para o desenvolvimento sustentável da capital com base nos quatro eixos da gestão: Campo Grande Mais Segura, Campo Grande Desenvolvida e Sustentável, Campo Grande Mais Humana e Cidadã e Campo Grande Inteligente.
Até agora, mais de 52% do Plano de Governo foram executados. A Sugepe tem a incumbência de coletar e tratar as informações estratégicas de governo para elaboração, gerenciamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação dos projetos conjunturais, prioritários e transversais executados pela Prefeitura Municipal de Campo Grande. Mensalmente é gerado um relatório de acompanhamento para traçar as melhores estratégias para atingir os objetivos traçados.