Holandês domina corrida de ponta a ponta, vence pela segunda vez na temporada e assume a vice-liderança do campeonato; Leclerc tem 27 pontos de frente ainda

O holandês Max Verstappen venceu, neste domingo, o GP da Emilia-Romagna, em Imola, chegando à frente do companheiro de equipe da RBR Sergio Pérez. Líder do campeonato, Charles Leclerc, da Ferrari, vinha em uma tranquila terceira posição até rodar a nove voltas do fim, ter que ir ao pit e fechou sem sexto. Já Max largou bem, se manteve em primeiro e não perdeu a liderança até cruzar a linha de chegada.

Max Verstappen no GP da Emilia-Romagna — Foto: ANP via Getty Images

Max Verstappen no GP da Emilia-Romagna — Foto: ANP via Getty Images

Com o resultado, o atual campeão pula de quinto para segundo na classificação do campeonato. Com o fim de semana perfeito (vitória na corrida de classificação, na corrida e também com a melhor volta), Max anotou 34 pontos e foi para 59 pontos. Leclerc, apesar do desastroso resultado, está com 86 e em primeiro no campeonato.Verstappen e Perez pularam na frente na largada — Foto: Clive Mason / Getty Images

Verstappen e Perez pularam na frente na largada — Foto: Clive Mason / Getty Images

Lando Norris, da McLaren, ficou em terceiro lugar, seguido por George Russel, da Mercedes, que fez uma boa corrida, largando em 11º, anotando 12 pontos no campeonato. Companheiro de Russel, Lewis Hamilton segue apagado em 2022, ficou a maior parte da corrida fora dos dez primeiros colocados e, mesmo sem nenhum problema mecânico aparente, ficou fora da zona dos pontos, levanto, inclusive, uma volta de Verstappen.

Hamilton ficou fora da zona de pontuação a maior parte da prova — Foto: Clive Mason /Getty Images

Hamilton ficou fora da zona de pontuação a maior parte da prova — Foto: Clive Mason /Getty Images

A prova começou com pista molhada, mas já sem chuva. Aos poucos, o asfalto foi secando e, entre a volta 18 e 20 todos os pilotos foram para o pit colocar pneu intermediário. Apesar de algumas previsões darem uma grande possibilidade de chuva durante a corrida, a água não caiu.

RESULTADO FINAL

F1 — Foto: F1

F1 — Foto: F1

A LARGADA

No momento da largada, a pista estava molhada, mas não estava chovendo, então todos os carros estavam com pneus intermediários. Verstappen se manteve na liderança, enquanto Pérez conseguiu deixar Leclerc para trás e pulou para segundo. Lando Norris também deixou o monegasco da Ferrari e assumiu o terceiro posto. Algumas curvas depois, Carlos Sainz e Daniel Riccardo, que brigavam pelo quinto posto, bateram, com o safety-car entrando na pista.

RELARGADA

Por duas voltas, George Russel e Kevin Magnussen brigaram pela quinta posição. Russel colocou uma vez de lado, chegou a passar, mas abriu de mais na curva seguinte e Magnussen reassumiu a quinta posição. Na sequência, porém, na volta 12, Russel conseguiu a manobra e passou a ser quinto colocado.

Na volta 18, alguns pilotos fizeram as primeiras paradas, já com a pista secando. Vettel, Gasly e Riccardo foram os primeiros e todos passaram a acompanhar os tempos de volta destes pilotos. Na volta 19, Pérez foi o primeiro da frente a ir ao box. No giro seguinte, Leclerc e Verstappen pararam, assim como Norris.
Verstappen assumiu a liderança com nove segundos de vantagem para Leclerc, que saiu do pit em segundo. Mas Pérez, que tinha parado antes, já estava com pneus mais aquecidos e conseguiu, com tranquilidade, reassumir o segundo lugar.

SEGUE SEM GRANDES MUDANÇAS

A corrida seguiu sem grandes mudanças de posições. Verstappen com uma boa vantagem para Pérez, que não era ameaçado por Leclerc. Norris vinha em quarto com uma tranquila vantagem para Russel, que não era ameaçado por Bottas.

Faltando 13 voltas, Leclerc foi para o box e voltou em quarto lugar, atrás de Norris, mas loco conseguiu reassumir a terceira posição. Na volta seguinte, Pérez também foi para o pit. Os dois colocaram pneus vermelhos para, mais rápidos, tentarem a volta mais rápida. Max Verstappen, que liderava com tranquilidade, também parou.

Faltando nove voltas, Leclerc rodou sozinho e teve que trocar o bico. Voltou em oitavo lugar, mas conseguiu passar Vettel e Tsounoda e ficou em sexto.