A venda da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III), em Três Lagoas, não foi concluída. Segundo comunicado divulgado pela Petrobras no dia de hoje (28), a compra da unidade pelo grupo russo Acron não foi concluída “tendo em vista que o plano de negócios proposto pelo potencial comprador, em substituição ao projeto original, impossibilitou determinadas aprovações governamentais que eram necessárias para a continuidade da transação.”

De acordo com o comunicado, a estatal está “realizando os trâmites internos para encerramento do atual processo de venda e preparando o lançamento de um novo teaser tão logo possível”.
Em dezembro de 2014, as obras foram paralisadas com 81% de conclusão depois que a Petrobras rompeu o contrato com o consórcio responsável pela construção. Na época, mais de R$ 3 bilhões já haviam sido investidos.
O empreendimento foi colocado à venda em setembro de 2017. A Petrobras justificou que não tinha mais interesse em continuar no seguimento de fertilizantes.
A empresa russa manifestou interesse na compra da fábrica, mas depois desistiu diante do empecilho para o fornecimento do gás natural, que viria da Bolívia.
Em fevereiro de 2022, a Petrobras informou que tinha chegado a um acordo com Acron, mas que a assinatura do contrato de venda dependia ainda de tramitação na governança da empresa pública.