A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e a Prefeitura de Três Lagoas, implantaram 10 leitos de UTI Neonatal para atender crianças recém-nascidas que precisam de atendimento especializado. O novo serviço vai atender 10 municípios da região e fortalece a regionalização da Saúde no Estado.
Para o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, essa ação mostra que o a administração estadual está investindo na saúde pública em todas as regiões do Estado. “A partir de agora, com a abertura destes 10 leitos de UTI Neonatal se materializa um sonho que foi construído junto com o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, o município e o Estado. Nós estamos aportando recursos, onde contribuímos com o custeio destes leitos sendo 60% com investimento do Estado e mais 40% do município. As crianças recém-nascidas que a partir de agora precisarem de atendimento especializado não serão mais encaminhadas para Campo Grande e terão um atendimento de excelência na região de Três Lagoas”.
O secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha, ressalta a presença do Governo do Estado em todos os 79 municípios do Estado. “Para nós é uma grande satisfação ver esta inauguração de perto. É um serviço necessário, um dos mais caros que existe, e só da gente saber que salvamos a vida de uma criança, isto já vale o preço deste investimento realizado aqui em Três Lagoas”.
“Sei que o resultado de hoje é muita luta. Temos uma parceria com o Governo do Estado que está conosco e que está fazendo acontecer hoje juntamente com o Hospital Auxiliadora. Dedicamos com corpo e alma a nossa população com amor e com muito carinho, nosso município está em um crescente e conta esses novos serviços em benefícios da vida. Três Lagoas, por meio da administração e Hospital Auxiliadora tem grandes profissionais para fazer a diferença no atendimento de nossa população”, disse o prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro,
A secretária municipal de Três Lagoas, Elaine Cristina Ferrari Furio, lembrou que nos últimos tempos 59 crianças foram encaminhadas para Campo Grande para receber atendimento. “Agora, as crianças que precisarem de atendimento especializado poderão fazer em nosso município e este serviço vai atender a toda a macrorregião de Três Lagoas. A abertura destes 10 leitos de UTI Neonatal é um presente imenso que nós recebemos, isto significa que conseguimos subir mais um degrau na saúde municipal, contando com o apoio do Governo do Estado, isto é uma sensação muito boa e gratificante”.
O diretor executivo do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, Marco Calderon, destaca o nível de comprometido com a saúde de Três Lagoas e região. “É uma felicidade e principalmente sentimento de gratidão em inaugurar esse novo serviço para nossa população. Estamos avançando mais uma vez nos atendimentos especializados, hoje com o atendimento intensivo aos recém-nascidos, trazendo mais segurança e tranquilidade para as mamães e papais que poderão contar com o suporte da UTI caso houver necessidade”, disse.
De acordo com o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, o espaço da UTI Neonatal será reservado para tratamento de prematuros e de bebês que apresentam algum tipo de problema ao nascer e que precisam de cuidados intensivos.
Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé
Outra novidade destinada à população da região está no Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, recentemente inaugurado pelo Governo do Estado. O Complexo do Centro Cirúrgico do Hospital vai realizar 1.240 cirurgias eletivas para o Projeto ‘Opera MS’, encaminhadas pelo Centro de Regulação do Estado. A iniciativa tem a finalidade de desafogar a fila de pacientes da macrorregião de Três Lagoas.
“Como vai funcionar? Do dia 1º a 12 de setembro vamos fazer todos os exames do pré-operatório, para as cirurgias geral e pediátrica e logo depois, já iniciamos as 1.240 cirurgias. Nós estamos fazendo um trabalho em conjunto e caminhando em todas as áreas”, pontua o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto.
Além disso, também foi realizada a implantação da segunda fase de construção do Bloco C do Hospital Regional da Costa Lesta Magid Thomé, ampliando em mais 70 leitos que ficarão à disposição da população; o valor estimado é de R$ 18 milhões.
Desde a sua inauguração ocorrida em março deste ano, o Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé já realizou 6,5 mil atendimentos, sendo 4.440 atendimentos no pronto socorro, 620 atendimentos ambulatoriais, 120 internações, 114 altas hospitalares e mais de 4,5 mil pacientes atendidos. A meta é que sejam realizados 20 mil atendimentos, com mais de 600 mil internações até o final do ano.