Inauguração do Aquário do Pantanal - Marcelo Victor

Ex-governador de Mato Grosso do Sul disse que Azambuja “entendeu o sentido de grandiosidade da obra”

O ex-governador e pré-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, elogiou o compromisso do então governador, Reinaldo Azambuja, em entregar o Bioparque Pantanal, mais conhecido como Aquário do Pantanal, apesar da demora.

O discurso foi feito durante inauguração do atrativo turístico na manhã desta segunda-feira (28).

“Apesar de ter demorado um pouquinho, eu louvo governo no sentido de que entendeu o sentido de grandiosidade da obra e a entrega ao povo sul-mato-grossense. Eu tenho sentimento de gratidão ao governo por tê-la concluída.”, afirmou.

Além disso, o ex-governador revelou que foi convidado para o evento de inauguração.

“Me convidaram para vir aqui discursar, se não me convidassem, eu não viria. Eu pesquisei inclusive se era pra vir, 71% dos pesquisados disseram que era pra vir , 27% disseram que era para não vir e 2% disseram para enfiar o aquário onde alguém quisesse”.

Azambuja afirmou que não há disputa política com Puccinelli em relação à obra.

“Não tem disputa política, eu acho que tem respeito, eu respeitei a decisão dele, ex governador, que iniciou essa obra. Por isso que eu coloquei na placa de inauguração o nome dele. Iniciada no governo do André e concluída do governo do Azambuja para mostrar que isso aqui é respeito ao dinheiro público”.

Por fim, Azambuja deixou claro que não teria investido dinheiro em um aquário e sim em outras áreas.

“Eu tenho o meu posicionamento pessoal, que eu disse já muitas vezes que eu não gastaria recursos em aquário e sim em outras prioridades. Mas se o governador anterior tomou a decisão, nós respeitamos isso. O importante foi concluir a obra”.

O Bioparque Pantanal, popularmente conhecido como Aquário do Pantanal, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (28) em Campo Grande.

O atrativo turístico é considerado como o maior aquário de água doce do mundo.

A construção do Aquário do Pantanal iniciou em maio de 2011, ainda na gestão do ex-governador André Puccinelli (MDB) e terminou no mandato do então governador Reinaldo Azambuja.

O valor total investido na obra é de R$230 milhões, de acordo com o governador Reinaldo Azambuja.

Foram 11 anos, 13 licitações e três mandatos de governo até conclusão da obra.

O Aquário do Pantanal tem 19 mil m² de área construída, 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes.

O volume total de água é de cinco milhões de litros. O local é ponto turístico e centro de pesquisas e estudos do Pantanal sul-mato-grossense.

O Bioparque tem aproximadamente 230 espécies de peixes, além de animais como jacaré e sucuri.

Além disso, abrigará 151 espécies pantaneiras, 55 da Amazônia, 14 africanas e cardumes da Oceania, Ásia e América Central.

O bioparque terá entrada gratuita até 31 de dezembro de 2022, de acordo com Azambuja. O governo de Mato Grosso do Sul assumiu a gestão do aquário, após desistência do Grupo Cataratas.

Fonte Correio do Estado