A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e o Depen (Departamento Penitenciário Nacional) realizaram esta semana o “Curso de Entrevista”, voltado à área de inteligência, com participação de profissionais de diferentes órgãos de segurança estaduais e federais de Mato Grosso do Sul, além de representantes de outros estados da região Centro-Oeste.

A capacitação foi organizada de forma conjunta entre a Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário (GISP), Escola Penitenciária da Agepen, Diretoria de Inteligência Penitenciária e Penitenciária Federal de Campo Grande. O curso contou com o apoio da Advocacia-Geral da União (AGU).

Com carga horária total de 24 horas/aula, durante o curso foram abordados temas como inteligência penitenciária, operações de inteligência penitenciária aplicada em entrevista, análise comportamental aplicada em entrevista, tipos de entrevista e entrevista prática.

“Considerado essencial no enfrentamento às facções criminosas, o serviço de inteligência está em constante aprimoramento, que se dá também mediante a capacitação dos profissionais do sistema prisional e da segurança púbica como um todo”, destacou o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, parabenizando os responsáveis pela organização do curso.

Para o diretor da Penitenciária Federal de Campo Grande, Rodrigo Almeida Morel, a área de inteligência é fundamental para o combate ao crime. Almeida reforçou também a importância da integração entre as forças, que reflete diretamente na maior qualidade do serviço prestado à sociedade.

Ao todo, 117 profissionais da segurança pública participaram da capacitação, entre os quais 50 da Agepen. Também foram capacitados servidores que atuam no Depen, Agência Brasileira de Inteligência, Exército Brasileiro, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Gaeco, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, DOF, bem como profissionais da área de segurança pública de Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás.