O candidato à Presidência , Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou, que pretende vencer as eleições no primeiro-turno . Ele pediu que militantes da campanha reforcem a importância do voto. O petista está preocupado com a alta abstenção nas eleições brasileiras e disse que isso é “um problema sério”, durante reunião com mais de 6.000 apoiadores.
“Tem gente que tem vergonha de falar que quer ganhar no 1º turno porque parece soberba. Não. Nunca fiz eleição para ganhar no 2º turno. Todas as que eu participei, desde 1989, eu quis ganhar no 1º turno. Só não ganhei porque o povo não quis”, disse.
“Se tem candidato que tem 1% e está acreditando que vai ganhar, eu que tenho 46% tenho que acreditar que é possível nesses próximos 20 dias conquistar os 4% de votos que faltam”, acrescentou Lula.
“Quem não vota, perde um pouco da autoridade de cobrar de quem foi eleito. É importante participar do processo, mesmo quem quer se abster de votar, essas pessoas têm pensamento para a família, para o país, têm um desejo e um espelho para o tipo de vida que quer para sua família e isso está muito ligado ao tipo de política que pode ser feita no Brasil”, disse candidato.
O discurso do petista durou menos de 30 minutos, segundo o jornal O Globo. Ele falou para comunicadores dos partidos aliados, centrais sindicais e movimentos sociais.