De acordo com com o chefe da delegação de negociadores do Hamas, Khalil al-Hayya, guerra em Gaza terminou de forma permanente

O Hamas chegou a um acordo com Israel para um cessar-fogo permanente na Faixa de Gaza, e o consequente fim definitivo da guerra que completou dois anos nesta semana. A declaração foi feita por Khalil al-Hayya, chefe da delegação de negociadores palestinos que está no Egito, nesta quinta-feira (9/10).

“Recebemos garantias dos irmãos mediadores e da administração americana, todos confirmando que a guerra terminou completamente, e continuaremos a trabalhar com as forças nacionais e islâmicas para completar as etapas restantes, trabalhar para alcançar os interesses do povo palestino, sua autodeterminação e a realização de seus direitos até o estabelecimento de seu Estado independente com Jerusalém como capital”, declarou o chefe da equipe de negociadores do Hamas.

Neste primeiro momento, a expectativa é de que reféns israelenses sejam libertados em Gaza, em troca de quase 2 mil prisioneiros palestinos detidos por Israel. Além disso, acrescentou al-Hayya, está previsto a retirada gradual de tropas israelenses do enclave, e a entrada de ajuda humanitária na região.

Após dois anos de conflito, Israel e e Hamas chegaram a um consenso sobre o fim da guerra em Gaza, e assinaram, nesta quarta-feira (8/10), a primeira fase do plano de paz proposto por Trump.

 

Metrópoles