
Veículos de diferentes posicionamentos políticos acusaram o mandatário de fazer ‘palanque eleitoral’ durante o funeral de Elizabeth II
Nesta segunda-feira (19), jornais britânicos repercutiram algumas das declarações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) duarante viagem a Londres, na Inglaterra, para participar do funeral da Rainha Elizabeth II. Alguns dos veículos disseram, inclusive, que o mandatário usou a ocasião para fazer ” palanque eleitoral “.
Jornais de diferentes posicionamentos políticos abordaram, em tom crítico, as manifestações de Bolsonaro durante a cerimônia, entre eles, The Guardian , Daily Mail , Independent e The Times .
Na manhã desse domingo (18), da sacada da residência oficial do embaixador brasileiro em Mayfair, o presidente disse, em meio a outras declarações, que “não tem como” ele não ganhar no primeiro turno. Pesquisas de intenção de voto mostram, no entanto, o mandatário em segundo lugar, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na corrida ao Planalto.
“Vídeos também mostram apoiadores do líder brasileiro vestindo a bandeira nacional e xingando manifestantes anti-Bolsonaro nas proximidades”, afirmou o jornal.

Já o The Guardian, publicou que o “presidente Bolsonaro usa visita a Londres para funeral da rainha como ‘palanque eleitoral'”. Ao longo do texto, o jornal escreveu que o chefe do Executivo “voou para Londres para discursar aos seus apoiadores sobre os perigos dos esquerdistas, do aborto e da ‘ideologia de gênero'”.

O Independent afirmou que “o polêmico Bolsonaro aproveitou a viagem a Londres para tentar convencer os eleitores indecisos de sua importância internacional, levando sua campanha política para a viagem”.

O The Times escreveu que Bolsonaro “aproveitou sua ida ao funeral da rainha para mostrar ao seu país como o combustível é caro em Londres”. Logo na manchete, o jornal afirmou que “Bolsonaro quebrou luto para ganhar pontos políticos”.

Em vídeo compartilhado nas redes sociais, o presidente filmou os preço9s do combustível no Reino Unido e os comparou com os do Brasil. Na gravação, o mandatário diz que o preço da gasolina britânica em libras é “praticamente o dobro da média de muitos estados do Brasil”.
“Estou aqui em Londres, Inglaterra. O preço da gasolina: 1,61 libras (esterlinas). Isso dá aproximadamente R$ 9,70 o litro”, afirmou Bolsonaro.
Hoje, ao ser questionado por jornalistas sobre o tom usado nas reportagens dos veículos internacionais, o presidente ficou irritado e rebateu: “Você acha que eu vim aqui fazer política? Pelo amor de Deus, não vou te responder, não. Pelo amor de Deus. Não tem uma pergunta decente”.
Fonte: iG