A CNH Social, instituída pela Lei 5.806/2021, aprovada pela Casa de Leis, vai beneficiar 5 mil pessoas em Mato Grosso do Sul com acesso gratuito à carteira de motorista. O número pode ser ampliado, caso o Governo do Estado aceite proposta do deputado Gerson Claro (PP) apresentada por meio de uma indicação defendida na tribuna durante a sessão ordinária desta terça-feira (5).
“Envio indicação ao governo com uma sugestão de que o Governo amplie a possibilidade de entrar no programa com um financiamento da carteira. Funcionaria nos moldes que são feitos aos empresários, com o Governo isentando as taxas e a pessoa pagando posteriormente pelo incentivo, pois certamente quem busca o programa são pessoas que querem trabalhar usando a carteira e precisam dessa certidão para ter seu emprego de motoentregador, mototaxista, motorista de aplicativo, enfim”, argumentou o deputado.
Segundo parlamentar, mais de 50 mil pessoas se inscreveram no atual programa que contemplará 5 mil pessoas neste ano de 2022. “Ou então sugiro que o Governo possa até mesmo ampliar as vagas para o próximo programa, pois as pessoas precisam desse fomento, saindo dessa pandemia, quanto mais a gente puder fazer para melhorar o emprego e renda da população que tanto necessita a gente deve fazer”, considerou.
De acordo com o Governo do Estado, as vagas deste ano serão distribuídas em 2.280 vagas para categoria A, 1.425 vagas para B, 1.045 vagas para categoria AB e 250 vagas para PcD. Sendo 1.650 para Campo Grande, 800 para Dourados e região, 300 para Naviraí e região, 300 para Três Lagoas e região, 300 para Ponta Porã e região, 250 para Paranaíba e região, 250 para municípios da região da Capital, 250 para Corumbá e Ladário, 250 para Nova Andradina e região, 250 para Aquidauana e região, 200 para Jardim e região e 200 para Coxim e região.
Por: Fernanda Kintschner