Um apagão cibernético global, causado por um problema com a empresa de segurança cibernética CrowdStrike, gera impactos em empresas e serviços de vários países, incluindo o Brasil. Por aqui, empresas aéreas, bancos e hospitais tiveram impactos em suas operações.
Transporte Aéreo
Consultada pela CNN, a Azul Linhas Aéreas informou que alguns voos podem sofrer atrasos, “devido à intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas”.
A companhia orienta os clientes que possuem voos agendados para hoje, e que ainda não tenham efetuado o check-in, a chegarem com antecedência ao aeroporto de embarque, onde devem procurar pelo balcão de atendimento da empresa.
Em comunicado, a Azul lamenta eventuais transtornos causados aos clientes.
A GOL Linhas Aéreas informou à CNN que suas operações e sistemas não sofreram impactos do apagão cibernético até o momento.
A Latam informou aos passageiros que a operação pode ser afetada pelo queda mundial da Microsoft. O imprevisto pode gerar alguns atrasos em voos, segundo a companhia. Em nota enviada à imprensa, a Latam comunicou que, até o momento, não há impactos na operação da empresa.
“O Grupo LATAM lamenta os inconvenientes que essa situação, alheia à sua responsabilidade, possa causar aos seus passageiros”, completa a nota.
A Inframerica, administradora do Aeroporto Internacional de Brasília, relatou atrasos apenas em voos da Azul por falhas no sistema da companhia.
O balcão da companhia registrou movimento mais intenso que o das demais empresas aéreas, na manhã de hoje, no terminal da capital federal. Veja o vídeo:
Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, até o momento, não há registros de problemas nos aeroportos do Brasil em decorrência do apagão global.
“Vamos continuar monitorando ao lado da Anac para que o nosso transporte aéreo não tenha prejuízos”, publicou o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, nas redes sociais.
Veja fotos do apagão cibernético no mundo:
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Filas de passageiros esperam na fila no Aeroporto de Suvarnabhumi observando os aviões atracados enquanto uma falha cibernética global causada por uma interrupção da Microsoft e um problema de TI da CrowdStrike se combinam para afetar os usuários Crédito: Mailee Osten-Tan/Getty Images
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Longas filas de passageiros se formam nos balcões de check-in do Aeroporto Internacional Ninoy Aquino, em meio a uma falha cibernética global. Crédito: Ezra Acayan/Getty Images
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Passageiros aguardam no aeroporto de Barajas após operador espanhol Aena informar “incidente” em sistemas de computador Crédito: 19/07/2024. REUTERS/Elena Rodriguez
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Viajantes fazem fila nos balcões de check-in do Aeroporto Internacional de Hong Kong em 19 de julho de 2024 em Hong Kong, China. Crédito: Anthony Kwan/Getty Images
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Telas com mensagens de erro exibidas na Disneylândia Paris após interrupção global de tecnologia. Crédito: Reuters
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Passageiros olham para uma tela que exibe voos atrasados em meio a falha cibernética global no Aeroporto de Barcelona em 19 de julho de 2024 em Barcelona, Espanha. Crédito: David Ramos/Getty Images
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Nesta ilustração fotográfica, uma tela de televisão exibe um anúncio da BBC que diz “Desculpe! Algo deu errado.” já que o canal CBBC está fora do ar devido a uma falha cibernética global em 19 de julho de 2024 em Londres, Reino Unido. Crédito: Jack Taylor/Getty Images
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Aena, da Espanha, relata ‘incidente’ com sistemas de computador em todos os aeroportos espanhóis Crédito: Reuters
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Longas filas no aeroporto australiano enquanto a interrupção cibernética global afeta os voos Crédito: Reuters
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Voos são cancelados em aeroporto de Berlim após falha cibernética global Crédito: Reuters
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Estação de trem em Florença, na Itália, registra atrasos e movimento intenso em dia de apagão cibernético Crédito: Enzo Kfouri/Arquivo Pessoal
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Terminal 1 do Aeroporto Internacional Don Mueang em Bangcoc durante apagão Crédito: 19/7/2024 REUTERS/Chalinee Thirasupa
Bancos
Em nota enviada à CNN na manhã desta sexta-feira (19), o Bradesco reportou que sofre as consequências do apagão cibernético global.
Segundo o banco, os canais digitais da empresa estão indisponíveis. “Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível”, diz o comunicado.
A empresa informou também que os terminais de autoatendimento, como os caixas eletrônicos, funcionam normalmente.
O Nubank disse que seus serviços operam normalmente, porém há um impacto no canal de atendimento aos clientes. Segundo a empresa, as interações estão levando um tempo maior que o habitual.
Em nota, o Banco do Brasil afirmou que todos os seus canais funcionam normalmente. Também não foram afetados o Itaú Unibanco, o Santander, a Caixa o BTG Pactual.
O Banco Central informou que seus sistemas estão funcionando normalmente em meio a uma falha cibernética global nesta sexta-feira que causou estragos em sistemas de computadores em todo o mundo.
Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alertou que os sistemas de alguns bancos brasileiros foram temporariamente afetados ela falha global.
“A maioria das instituições financeiras brasileiras já normalizou seus serviços e as demais estão em avançado estado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços rapidamente”, diz o comunicado da Febraban.
Serviço hospitalar
O Ministério da Saúde disse à CNN que não sofreu impactos do apagão cibernético. A pasta “não utiliza a solução/software que causou a indisponibilidade digital em outras áreas”.
Em São Paulo, pacientes e funcionários do Hospital Sírio-Libanês, tradicional estabelecimento de saúde na região central da capital, relataram a queda no sistema. Segundo, apurou a reportagem, pessoas com exames agendados enfrentaram longa espera e, algumas delas, chegaram a voltar para casa sem consegui realizar o procedimento que estava marcado.
Em nota, o Sírio-Libanês diz que todas as suas unidades operam normalmente, porém com lentidão causada por instabilidade no sistema.
“Nossos sistemas foram restabelecidos rapidamente, e gradualmente as rotinas foram normalizadas, sem grandes impacto para nossos pacientes, com exceção da coleta de exames laboratoriais, que foram temporariamente suspensas, uma vez que nosso parceiro que processa as amostras está enfrentando o mesmo problema”, declarou o hospital em comunicado.
O hospital chegou a comunicar o problema diretamente aos pacientes, por mensagem. Veja:

À CNN, o Hospital Israelita Albert Einstein informou que sua equipe identificou falhas decorrentes do apagão global no sistema de operação da unidade.
“Foram identificadas falhas resultantes do apagão global no sistema de operação do Einstein e prontamente conseguimos atuar durante a madrugada fazendo as correções necessárias. Quase a totalidade dos nossos serviços já estão retornando. No momento, nenhum setor de atendimento aos pacientes está inoperante”, disse a equipe do hospital por telefone.
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), em São Paulo, também foi afetado pelo apagão cibernético.
“O momento do apagão cibernético, alguns equipamentos que usam a plataforma Windows 10 foram afetados. O sistema já está em processo de estabilização, sem prejuízos relevantes aos serviços assistenciais”, declarou o HC em nota.
Locação de veículos
Em mensagem enviada aos clientes, a locadora de veículos Localiza afirmou que também foi afetada pelos impactos do apagão cibernético global.
“Estamos enfrentando um problema global de terceiros que está afetando o sistema de empresas em todo mundo, isso impede a realização do nosso atendimento nesse momento. Estamos realizando todos os esforços para restabelecer os serviços o mais rápido possível. Agradecemos a compreensão”, disse a empresa.
(Publicado por Bruno Laforé)
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