Designer, dono de oficina e influenciador deverá pagar R$ 30 mil à Lamborghini e retirar todos os anúncios de suas redes
O Tribunal de Justiça de São Paulo condena designer acusado de criar réplicas de supercarros. Entre eles, observamos modelos da Lamborghini, Ferrari e McLaren. A condenação envolve danos morais e o réu terá que indenizar a Lamborghini em R$ 30 mil, além da retirada dos produtos de seu site e das redes sociais, após decisão do desembargador Jorge Tosta, da 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do TJSP.
Com quase 99 mil seguidores no YouTube, o designer exibe todo o processo utilizado para o desenvolvimento dos veículos falsificados . Em seu site, se diz como “especialista na modelagem de peças decorativas e publicitárias em plástico reforçado com fibra de vidro, com ênfase em temáticas automobilísticas”. Os carros recebem chassi tubular “especialmente concebido, com projeto específico e construção própria”.
![Aqui temos uma LaFerrari, praticamente pronta. Não há nenhuma unidade original no Brasil Aqui temos uma LaFerrari, praticamente pronta. Não há nenhuma unidade original no Brasil](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/b8/ru/uk/b8ruukoefe15fqrfz2fgyws0z.jpg)
O fabricante também destaca que “suspensão, freios e sistema de direção são esportivos, tendo grande parte dos componentes produzidos pela própria oficina “. Os motores são “de alto rendimento”, ainda segundo ele, e são oriundos de modelos distintos.
Na ação, a defesa do designer afirma que ele jamais anunciou ou expôs à venda produtos falsificados , pois eram criações de sua autoria. Além disso, disseram que as réplicas eram “fruto de mera admiração pela marca de alto renome internacional, servindo para decorar seu ambiente de trabalho”.
![Já esta é uma reprodução de McLaren MP4-12c, já relativamente antiga, uma vez que saiu de linha em 2014 Já esta é uma reprodução de McLaren MP4-12c, já relativamente antiga, uma vez que saiu de linha em 2014](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/2b/cn/06/2bcn06q0v5208ugaatytt43fp.jpg)
Mas isso não convenceu o desembargador Jorge Tosta, que considerou os argumentos frágeis, uma vez que toda a divulgação dos produtos no Facebook, Instagram e YouTube trazia interações a respeito de preços. Tosta também ressaltou, na sentença, que a “Automobili Lamborghini SPA é legítima titular das marcas e desenhos industriais”, o que lhe garante o direito de zelar por sua integridade e reputação.
iG Carros