A partir do dia 1º de maio, veículos de todos os tipos com placas final 1 e 2 deverão pagar o licenciamento 2022. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), 340.313 proprietários deverão regularizar o tributo em todo Estado.
Durante o primeiro mês do calendário de licenciamento, o valor cobrado será de R$205,34, sendo que o preço é regulado por meio da Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul (UFERMS).
É obrigatório que os motoristas portem o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e apresentem-o às autoridades de trânsito quando solicitado, este documento permite que os veículos continuem trafegando pelas ruas e estradas.
Desde 2021 esse comprovante pode ser apresentado de forma digital, por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT). A data de vencimento de cada documento varia de acordo com o dígito final da placa do veículo.
Como pagar
O licenciamento pode ser pago em qualquer Agência do Departamento ou na rede bancária credenciada. Confira a baixo:
- Banco do Brasil
- Caixa Econômica Federal
- Bradesco
- Casas Lotéricas
- Banco Postal dos Correios
- Rede Pague Fácil
Também é possível efetuar o pagamento por meio de aplicativos de banco com a utilização do código de barras ou QR Code para o pagamento por Pix.
O motorista que for flagrado circulando com veículo não licenciado está cometendo uma infração gravíssima.
O art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê aplicação de multa de R$ 293,47.
PLACA FINAL – MÊS
- 1 e 2 – Maio
- 3 e 4 – Junho
- 5 e 6 – Julho
- 7 e 8 – Agosto
- 9 – Setembro
- 0 – Outubro