O município ficou em lockdown por 14 dias, antes de o Governo do Estado decretar o funcionamento só de serviços essenciais em 43 municípios
Após ficar em lockdown por 14 dias, Dourados vai retornar com as atividades comerciais, respeitando o horário do toque de recolher do Programa de Saúde e Segurança na Economia (Prosseguir).
A decisão da autorização consta no decreto n° 419, de 11 de junho.
Por estar na bandeira cinza, que indica grau de risco extremo para a Covid-19, Dourados e mais 42 municípios terão que cumprir o toque de recolher das 20h às 5h.
Últimas notícias
Dentre as atividades essenciais permitidas estão igrejas, academias de ginástica, atividades educacionais privadas e a Feira Agroecológica do Parque dos Ipês. Os parques seguem fechados.
Restaurantes, lanchonetes, cafés, padarias, bares e conveniências, deverão implantar espaçamento mínimo de 2 metros entre as mesas e máximo de quatro cadeiras, com exceção de quando se tratar de membros da mesma família, desde que seja comprovado.
No entanto, não está permitida aglomeração de pessoas na porta ou em volta desses estabelecimentos a qualquer hora.
Ainda conforme mostra o decreto, o serviço de delivery de comida pronta está permitido até às 23h, todos os dias. Já a entrega de bebidas alcoólicas fica proibida após às 20h.
Exceto neste sábado (12), Dia dos Namorados, que os deliveries estão liberados até meia-noite.
Lockdown
O prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), decretou lockdown no dia 30 de maio, terminando hoje.
A medida mais severa foi necessária diante do aumento do número de casos e da quantidade de pessoas na fila de espera por leitos para tratamento da doença.
De acordo com um levantamento feito pela prefeitura, os efeitos do decreto foram positivos, tendo em vista que houve queda na média móvel de casos de Covid-19 na cidade.
No dia 3 de junho, Dourados registrava uma média móvel de 211,43 e no dia 10 de junho teve queda para 116,14.
Fonte Correio do Estado