Por meio da Rede Hemosul, Mato Grosso do Sul celebra neste sábado (17) o World Marrow Donor Day (WMDD), o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea.

O Estado contabiliza um total de 186 mil pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome Nacional) e possui 45 doações efetivadas de medula tanto para brasileiros quanto para estrangeiros de vários outros países.

Para se cadastrar e ser um doador de medula óssea procure o Hemosul pelo site www.hemosul.ms.gov.br ou também pelas redes sociais. Em setembro do ano passado, a faixa etária para para cadastramento no Redome foi ampliada, sendo necessário ter entre 18 e 35 anos para entrar para o grupo.

Dia Mundial do Doador

O World Marrow Donor Day (WMDD) – Dia Mundial do Doador de Medula Óssea – acontece no terceiro sábado de setembro de cada ano e tem como objetivo a conscientização sobre a doação de medula óssea. A data foi criada em 2015 pela World Marrow Donor Association (WMDA), associação mundial que reúne os registros de doadores de medula óssea, totalizando cerca de 38 milhões de doadores em todo o mundo.

A compatibilidade entre doador e paciente é de 1 para cada 100 mil pessoas no Brasil e 1 para cada 1 milhão de pessoas em termos mundiais.