Você é acostumado a fazer a manutenção básica do seu carro?
A bateria é um dos itens que mais merece atenção, afinal, ela é o coração da máquina. Éder Inácio, analista de suporte técnico na Clarios, responsável pela produção da marca Heliar, explica que o primeiro passo é se atentar para o estado atual da bateria instalada no carro.
Para isso, é preciso seguir as orientações primordiais: inspecionar os terminais para verificar se não existe alguma oxidação ou zinabre , que é gerado a partir da reação química do ácido sulfúrico, oxigênio do ar e metal do polo ou contato.
Além disso, checar se a bateria está bem presa aos terminais dos polos . Se o componente possuir um indicador de carga, observar qual é a coloração atual. A leitura da indicação desse dispositivo permite saber se está carregado ou não.
Caso preciso substitui-lo, opte por uma da mesma capacidade de C20 (tempo de descarga de 20 horas) ou maior, nunca menor. Ampere-hora ou C20 é um indicador de quanta energia é armazenada em uma bateria, ou seja, a energia que ela pode fornecer continuamente por 20 horas, a 25 °C, sem cair abaixo de 10,5 volts.