- Foto: Diogo Gonçalves

O aumento é resultado da campanha “Não Perca seu Benefício”

Após famílias de Campo Grande correrem risco de perder benefícios sociais pela falta de atualização do Cadastro Único, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) registrou um aumento de 60,53% no atendimento à essas famílias.

O resultado positivo veio após o início da campanha “Não Perca seu Benefício”, que tem como objetivo buscar o maior número de beneficiários com o Cadastro desatualizado, além de realizar ações de busca ativa às famílias inscritas no CadÚnico para promover a atualização dos dados.

O recadastramento termina em janeiro e pode ser feito em um dos 21 Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e seis Centros de Convivência para realizar o recadastramento do CadÚnico.

Últimas notícias

“É um momento difícil especialmente para essas famílias, que foram muito afetadas pela pandemia. É importante a mobilização de toda a sociedade para garantir que elas continuem recebendo seus benefícios. Além do Bolsa Família, um dos benefícios mais importantes é a tarifa social de energia elétrica, que ajuda muito as famílias que têm dificuldade em pagar essa conta”, disse o prefeito Marquinhos Trad.

“Por isso peço que ajudem a divulgar a campanha. Todos nós conhecemos alguém que é inscrito no Cadastro Único”, completou.

Segundo o secretário municipal de Assistência Social, José Mario Antunes, informou que 40% dos beneficiários do Bolsa Família ainda não atualizaram o cadastro, o que totaliza 19 mil famílias que correm o risco de perder o benefício.

De acordo com dados do Ministério da Cidadania, cerca de 400 mil pessoas estão inscritas no CadÚnico em Campo Grande. Já o número de famílias totaliza 140 mil.

No início de 2020 a taxa de atualização cadastral chegou em 83,07%, mas em 2021 esse número caiu para 60,51%, o que representa, cerca de 65 mil famílias com o cadastro desatualizado.

Atualmente o município de Campo Grande possui 32.501 famílias beneficiárias do programa Bolsa Família.

REFORÇO

Para reforçar a campanha, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está entregando 30 mil informativos aos alunos das escolas municipais que compõem famílias beneficiárias.

Outra importante ajuda é da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), que criou uma consulta on-line no site da prefeitura para que as famílias possam verificar sua situação cadastral.

Central do Cadastro Único, localizado na SAS, o horário é das 7h30 às 11 horas e das 13 às 17h30. A Central fica na Rua dos Barbosas, 321, Bairro Amambaí.

Em caso de dúvidas, o usuário pode entrar em contato pelo telefone (67) 3314-4482, ramais 6152, 6037 e 6038.

O usuário ainda pode consultar sua situação cadastral, clicando aqui.

Fonte Correio do Estado