CNN Brasil

A agência da ONU para refugiados palestinos (UNRWA) divulgou imagens na segunda-feira (19) mostrando uma de suas escolas na Cidade de Gaza destruída.

Acompanhando o vídeo numa publicação no X, antigo Twitter, a UNRWA escreveu que “as crianças deveriam estar nas nossas escolas para aprender, não para se protegerem das bombas”.

A Reuters conseguiu localizar as imagens de imagens anteriores tiradas por testemunhas e imagens de arquivo, mas não conseguiu confirmar quando o vídeo foi filmada.

“No norte de Gaza, as escolas estão irreconhecíveis, reduzidas a escombros. Em #Rafah , metade da população não tem para onde ir, senão para abrigdos da UNRWA
abrigos.”

“153 instalações diferentes da UNRWA foram atacadas durante a guerra em Gaza”, complementa a agência.

A UNRWA, que fornece cuidados de saúde, educação e outros serviços, entrou em crise desde que Israel alegou que 12 dos seus 13 mil funcionários em Gaza estiveram envolvidos no ataque de 7 de outubro liderado pelo Hamas contra Israel que precipitou a guerra.

Segundo os cálculos israelenses, 1.200 pessoas foram mortas durante o ataque de 7 de outubro e 134 ainda são mantidas como reféns. Os palestinos dizem que quase 30 mil foram mortos na resposta israelense.