Desinformação, IA e ameaças de violência política são alguns dos desafios que a rede de organizações do Pacto pela Democracia identificaram para o processo eleitoral do ano que vem
O Pacto pela Democracia, coalizão que reúne mais de 200 organizações da sociedade civil, avalia que o cenário para as eleições de 2026 apresenta desafios e alertas. Para a iniciativa, o contexto mundial de desconfiança nas instituições e a ascensão de movimentos antidemocráticos, que também têm reflexos no Brasil, é um alerta para que sejam criadas e fortalecidas estratégias para ampliar a confiança no processo eleitoral e combater a desinformação.
A presença de forças antidemocráticas, que tratam derrotas como fraude e confundem opositores com inimigos, também representa uma ameaça contínua. Mudanças em nosso ambiente tecnológico, como o uso crescente uso da Inteligência Artificial , podem intensificar ações articuladas para disseminar desinformação em massa sobre o nosso sistema de votação, fazendo com que os eleitores tenham ainda mais dificuldade em distinguir fatos de mentiras.
Outro fator que poderá ser desafiador é o financiamento de campanhas com recursos do crime organizado, um cenário que tem crescido nos últimos anos, e que se soma à violência política. E, ainda, vale destacar a conturbada relação da sociedade com o Congresso Nacional, que deve ganhar espaço no processo eleitoral do ano que vem.
Experiência de 2022
Em 2022, o Pacto pela Democracia articulou a rede de organizações que reuniu estratégias e esforços em diversos setores para garantir a integridade das eleições, uma cooperação inédita que isolou vozes antidemocráticas e assegurou o resultado soberano das urnas.
Além de campanhas para combater a desinformação, constante diálogo com os poderes, durante os dias de votação foi realizada uma ação chamada “Vigília Cívica”, que reuniu, no primeiro e segundo turno, mais de 120 pessoas para monitorar o processo eleitoral brasileiro.
Neste ano, por conta de diversas ações para proteger a democracia brasileira — incluindo a defesa do nosso processo eleitoral —, o Pacto pela Democracia foi vencedor do prêmio World Justice Challenge 2024, que destacou projetos com potencial de replicação e de grande impacto na defesa da democracia em todo o mundo.
A assertividade dessa articulação de 2022 criou métodos públicos e de bastidores, que podem ser reproduzidos em diferentes contextos pela defesa e aprimoramento da democracia.







